Cognição Quântica – Irracionalidade da Mente

O que de mais precioso nos ensinou a física quântica até agora foi a possibilidade de mudarmos nossa realidade à partir de mudanças em nossos pensamentos e crenças. Quando nos tornamos conscientes disso, esbarramos com uma incoerência que todo o ser humano trás consigo: a irracionalidade da mente.

Este é um ponto que intriga a psicologia desde sempre, mas entra em ação diariamente, em ações cotidianas. Como pensar em uma realidade de abundância material, se ainda vejo minha conta bancária no vermelho, ou uma realidade de saúde se ainda sinto dor?

Uma equipe de pesquisadores tem estudado as possibilidades quânticas da mente frente a escolhas de pensamentos e suas probabilidades. O resultado foi uma precisão surpreendente na previsão do comportamento de pensamentos nos grupos estudados, um estudo que está sendo chamado de cognição quântica.

the new quantum mind

Situações da irracionalidade da mente são notadas no mais simples contato de pessoa para pessoa. A contradição está presente quando alguém lhe pergunta “Como vai você?” e pelo padrão, a resposta automática acaba sendo “Eu estou bem”, mesmo que internamente você esteja se sentindo horrível.

Então porque decidimos falar algo complemente contrário ao que estamos vivenciando? Antes de você se acusar de incoerente, veja que até nas religiões (que forma a base de crença para bilhões de pessoas no mundo), esse aspecto paradoxal é visto.

No cristianismo, o Cristo era simultaneamente um homem de carne e sangue, mas também é o Filho de Deus. Já no budismo, uma de suas premissas entregam que a “paz vem de dentro”. Isto me lembra mundo o princípio quântico de Schrödinger do gato “vivomorto”, um grande paradoxo.

O que fazer então?

O que os estudiosos perceberam é que nossa mente funciona muito mais próximo a um universo de possibilidades do que um computador, máquina linear e automatizada.

Sabemos que a física quântica demonstrou a influência do observador sobre a matéria, acabando por influência-la. Logo, se a pergunta for mais direcionada, a resposta a também será. Vejamos o mesmo exemplo “como vai você”, mas agora direcionando de forma a especificar mais a resposta: “como vai você de ontem para hoje, melhor da gripe?”.

Automaticamente, as possibilidades de resposta estarão mais específicas em função de uma pergunta específica. Da mesma forma, será diferente se houver um tom negativo, com maior enfoque na dor ou dificuldade: “Você piorou daquela gripe que estava ontem?”.

A cognição quântica tem mostrado que a forma paradoxal que a mente funciona passa a ser previsível quando a observação é específica e filtrada. Quanto maior for a especificidade do objeto observado, maior a tendência da resposta ser coerente com a observação.

Por isso, mesmo que sua conta bancária esteja no vermelho, quanto mais pensamentos e ações voltadas para abundância, maior a tendência desta realidade se tornar presente. Da mesma forma em relação a doença, se o enfoque está na saúde, a tendência é o universo lhe dar mais respostas sobre saúde (inclusive a cura).

Conscientize-se

Ao meu ver, a irracionalidade da mente tem maior ação apenas quando você está atuando inconsciente em sua vida.

A mente ligada ao automático, estará mais propícia a responder de forma paradoxal e incoerente. Como o estudo demonstra, quanto maior é a especificidade do que é observado ou perguntado (expressado), mais precisa será a resposta dentro do espectro que a pergunta foi gerada.

Esta resposta não será apenas de uma pessoa para a outra, mas também a resposta do universo para suas perguntas e pensamentos.

Se quiser saber mais informações sobre a cura quântica, participar de cursos onlines gratuitos (com acesso imediato) e ofertas exclusivas, inscreva-se gratuitamente aqui!

Ricardo Oliveira

Eu já estive envolvido com vários grupos holísticos e religiosos durante toda minha vida, formando o terapeuta universalista que sou hoje. Tenho a clara missão de transformar a vida do máximo de pessoas que conseguir!

Uma opinião sobre “Cognição Quântica – Irracionalidade da Mente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *